Sobre a loja

Livraria com os produtos da Editora LiteraCidade e de autores associados.

Anuário da Poesia Paraense 2015

Frete Grátis
Código: KCBG59CT9
R$ 52,00
Comprar Estoque: 30 dias úteis
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

 

I Anuário da Poesia Paraense
Olga Saravy


Solidão e solidariedade. Paixão e compaixão. Estas são as palavras presentes naqueles que se entregam totalmente, em profundidade, à senhora exigentíssima e tirana chamada poesia. Pelo menos é o que penso sobre esta dama singular e plural a um só tempo, desde que me entendo poeta, descoberta por meus primos e pares Carlos Drummond de Andrade, todos do clã Machado (especialmente Anibal Machado, Maria Clara Machado, entre os demais do clã), Murilo Mendes, Augusto de Lima, Virgínio Santa Rosa, Marlos Nobre e tantos mais (os primeiros, pelo lado paterno; os dois últimos, mais Lourival e Cícero Nobre de Almeida, pelo veio materno). Assim, eu não poderia ser outra coisa senão escritora. E poeta antes de tudo. A poesia e a literatura deram sentido à vida; o reconhecimento desde cedo só exacerbaram persistir na escolha. Brinco (mas é serio!) que foi a poesia que me escolheu.
Penso que o mesmo ocorre com o bom poeta e professor Airton Souza, organizador deste I Anuário da Poesia Paraense, que vem se somar aos seus 10 livros já publicados. Quem o descobriu para mim foi o poeta Luiz Otávio Oliani, amigo de muitos anos, que foi a Marabá, Pará, lançar livros, a convite de Airton. Retornando ao Rio de Janeiro, Oliani trouxe-me o pedido de Airton para eu apresentar este novo livro realizado pelo poeta/professor. Impossível não atender à solicitação. Sou uma paruara (paraense, em Tupi) convicta, apaixonada pelo Pará, pela minha gente amazônida. Por circunstâncias familiares, saí do Pará, da capital Belém, para vir morar com meus pais no Rio, porém o Pará nunca saiu de mim. Não conheço nenhum outro brasileiro tão apaixonado por sua terra. É uma honra inigualável. Pertenço de corpo e alma a esses seres paraenses tão sutis e sofisticados.
Em 2001 finalizei a antologia Poesia do Grão-Pará, que eu vinha organizando desde a minha adolescência e que me levou 50 anos cravados para concluir. Nela estão incluídos mais de 100 poetas e cobre 200 anos de poesia da região amazônida. Difícil é realizar tal façanha estando longe do Pará. Mas os paraenses consideram esta antologia a mais completa já feita na nossa terra, com suas mais de 500 páginas. Com apresentação de Benedito Nunes, meu antigo professor de Filosofia no Colégio Moderno, ficou belíssima, com capa do pintor paraense Aluisio Carvão, que foi professor no MAM do Rio, conceituadíssimo tanto no Brasil como no exterior. Porém uma obra como qualquer antologia jamais pretenderá ser completa. Poesia do Grão-Pará (antigo nome dos estados do Pará, Maranhão e Amazonas, que formaram uma só região à época) tem a lamentar a ausência de alguns poetas, entre os quais sentirei falta de Airton Souza e seu grupo, presente neste I Anuário da Poesia Paraense. Só dois pertencem à minha antologia: Josette Lassance e Paulo Nunes. Quem sabe uma 2º edição de minha antologia Poesia do Grão-Pará possa incluir os demais poetas do grupo poético de Marabá, ora agrupado por Airton Souza.

 

Autores participantes

Abilio Pacheco    
Adão Almeida     
Ademir Braz     
Agmael Lima     
Airton Souza     
Aldemira Aguiar     
Ana Meireles     
Antonio Nilson Paz     
Apoliana Maria Quitéria da Costa     
Arlethe Ferreira da Silva     
Benny Franklin     
Bertin Di Carmelita     
Bia Carrias     
Clauber Martins     
Claudimar Siqueira Campos     
Cley Araújo     
Creusa Salame     
Eleazar Venancio Carrias     
Eliane Soares     
Francisca Cerqueira     
Francisco Duarte     
Girotto Brito     
Glecia Sousa     
Javier Di Mar-y-abá     
Joelthon Ribeiro     
Josette Lassance     
Katiucia Oliveira     
Lara Borges     
Lívia Rodrigues Mesquita     
Lusa Silva     
Marcos Samuel Costa     
Maria Rodrigues Mesquita     
Marilene Rodrigues Silva     
Marisol Nascimento     
Marlon da Silva Ferreira     
Moreira Filho     
Nathália Cruz     
Otacílio Mota     
Paulo Nunes     
Reginaldo Santiago     
Renato Gusmão     
Renato Pimentel     
Rose Pinheiro     
Rui do Carmo     
Samantha de Sousa     
Seu Da Beca     
Yuri Ikeda Fonseca     
Wal Oliveira     
Vânia Ribeiro de Andrade     
Zacarias Martins     

R$ 52,00
Comprar Estoque: 30 dias úteis
Pague com
  • PagSeguro
  • PayPal
Selos
  • Site Seguro

Deurilene Sousa Silva - CPF: 598.815.772-68 © Todos os direitos reservados. 2017