Sobre a loja

Livraria com os produtos da Editora LiteraCidade e de autores associados.

Sobre as minúcias do avesso, Caroline Viana

Código: B3XZCLDQS
R$ 40,00
Comprar Estoque: 45 dias úteis
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

 


Prefácio

 

 

Escrever poesias e publicá-las em livro é perigoso. É tornar palpável o sentimento de um Ser poeta em confronto com o mundo e com o seu Eu multifacetado. Caroline Viana, jovem poetisa soteropolitana, é corajosa. Imprime sua presença. Desde o título de sua obra, nos convida justamente para o confronto, ou melhor, para o diálogo com a coisa mínima, pouco visível à pressa cotidiana. Em seu primeiro livro, ela quer pensar Sobre as Minúcias do Avesso. 
Embora o mergulho nas indagações do mundo seja um laborioso exercício do pensamento, nada tem a ver com devaneios exclusos. Esta premissa deve ser comemorada aqui neste livro, porque no montante de poesias, labirintos de palavras e experiências, Carol — diminutivo carinhoso que lhe é atribuído, transforma seus versos em vontade. De entrada, temos o Desígnio: 

Te desejo amor
Para olhar ao redor
E ver além do vazio

A formulação de sua linguagem se apresenta como um pequena jornada. Se por um lado, possui leveza e concisão, em versos certeiros; por outro lado, assenta também no léxico rebuscado, sem perder a medida. Consegue, ainda, se expressar no registro coloquial dos súbitos desejos. Suas palavras têm sabor agradável. Mexem com os sentidos. Captam, muitas vezes, a leitora e o leitor pelo olfato.  
Por ser mulher, geografia do mundo, ela parece fazer de seu corpo matéria-prima. Com isso, dissipa o lugar-comum da fragilidade feminina. Ela pode ser doce, pode ser flor, mas pode ser fera, e se faz. Sua literatura é sua própria lei. Carol é Mulher-Poeta, não nega palavras contundentes:

Tal qual os lobos tenho sede de liberdade 
O meu espírito livre e o meu corpo forte 
Sabia o meu lugar na alcateia
Até matar todos eles


Uma questão que abrange toda sua poesia aqui são as formas maleáveis — como um corpo agudo. As estruturas do seu texto reclamam liberdade. Parecem coincidir com as temáticas abordadas, ora para se conectar de todo, ora para revelar as desconexões inesperadas. O ritmo cadenciado de suas palavras produzem um magnetismo envolvente. Ao leitor e à leitora, não restam escapatória senão se entregar aos movimentos, porque Carol alcança o mundo com inteligência. Sobre o fluido que envolve a Terra, ela versa:

Inspirando fé, calma e respeito 
Expirando os males do mundo
Envolta em conhecimentos de ar.

Entre versos que se esticam com a memória e se entrelaçam na observação do mundo, o espaço branco do livro encolhe-se para dar lugar a sua prosa-poesia, seus contos poéticos:

Navegando por águas rasas para não afundar no abismo da normalidade

Carol carrega consigo o atrevimento da poesia que não dorme. Ousa em colocar no mundo toda a sua criação, é geratriz e não se esquiva. Aceita o deslize e ergue-se sem vacilo. Sem dúvidas, produz Arte com as palavras. 
 Suas linhas despojadas e contemplativas revelam imagens em que ressaltam o amor, a ternura, a volúpia, a memória, o tempo e a essência dos seres. É a vida em espiral, com seus fluxos, ecos, auroras e luas. O conjunto de poesia que preenche este livro compele-nos a desnudar nossos olhares, a ler a alma desta jovem poetisa:

Pensando bem
A poesia é isso
Um rasgar-se contínuo
É exposição da alma

Espero que a leitora e o leitor, então, compreendam que o livro em mãos, não é um mero lançamento de poesia contemporânea. É bem mais que isso: é alma de poeta exposta em livro, matéria morta. Portanto, tornem vivo este livro, pois ao manusear cada página, sentirão o frescor da alma da poetisa que respira — livre e solta.

Evanilton Gonçalves, estudante de pós graduação em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Estudioso da área de letramentos, grafiti e literatura marginal.

R$ 40,00
Comprar Estoque: 45 dias úteis
Pague com
  • PayPal
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Deurilene Sousa Silva - CPF: 598.815.772-68 © Todos os direitos reservados. 2017